No último dia 28 de junho, o Secretário-Geral do Tribunal de Justiça de Rondônia, juiz Sérgio William Domingues Teixeira, qualificou sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Intitulado “Muros Altos e Rios de Sangue: O sistema penitenciário federal e a expansão e federalização das gangues prisionais”, o trabalho aborda a emergência das gangues prisionais no país e propõe um modelo de controle da questão.

Orientado pela professora Dra. Ligia Mori Madeira, o magistrado trata na tese de um assunto de interesse nacional, que segundo ele repercute em toda a sociedade. “Falo do sistema prisional federal e de sua relação com os sistemas estaduais, até que ponto a movimentação de presos de um sistema para outro melhora ou equilibra o problema, ou até mesmo permite a reunião das lideranças das gangues, ampliando o seu alcance nacional”, questiona.

Sérgio William, que também é professor da Emeron nas pós-graduações em Direito para a Carreira da Magistratura, Gestão Cartorária e Estudos Avançados sobre o Crime Organizado e Corrupção, esta a ser iniciada em agosto, destaca o apoio da Emeron e da parceria com a UFRGS para os seus estudos: “Já havia feito o mestrado com bolsa da Escola, e agora o doutorado, esse apoio abriu as portas e é fundamental para a formação de vários mestres e doutores”. O mestrado, pela Fundação Getúlio Vargas/RJ, também teve foco no sistema penitenciário, quando abordou o funcionamento de uma vara de execução penal.

Após a aprovação na qualificação, agora o magistrado tem prazo até novembro para finalizar e defender a tese no doutorado, que tem conceito 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Sobre os frutos do trabalho para sua atuação cotidiana, inclusive como professor na Emeron e na Universidade Federal de Rondônia, Sérgio William acredita: “É um estudo marcante na área e por meio do apoio da Emeron podemos dar uma resposta no cenário nacional a respeito do modelo prisional e dos grandes problemas que afetam a política de segurança, possibilitando aos gestores reavaliarem esse cenário”.

Além do Secretário-Geral, outros dez juízes cursam pós-graduação stricto sensu por meio de convênios de cooperação firmados pela Emeron com instituições de ensino e pesquisa.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados