Entre os dias 2 e 13 de julho, dois servidores do Núcleo de Aprimoramento do 1º Grau, da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça de Rondônia, participam de cursos na área de tecnologia da informação, promovidos em São Paulo pelo Grupo Caelum e viabilizados por meio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). Éverton Inocêncio e Maicon Cucchi farão a formação em desenvolvimento web com PHP e MySql, e Éverton também cursa a de desenvolvimento móvel com iOS.

Os servidores atuam no Serviço de Informatização da CGJ, que identificou, a partir das demandas previstas no Plano de Gestão do departamento correcional para o biênio 2018-2019, a necessidade de qualificação em quesitos técnicos imprescindíveis para a realização das ações voltadas ao desenvolvimento de soluções tecnológicas. Além dos dois cursos, os servidores da unidade participarão, ainda neste semestre, de outros eventos que fazem parte do Plano de Capacitação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do TJRO: a Conferência Internacional para Profissionais de Desenvolvimento de Software – Qcon São Paulo 2018, e o treinamento em Oracle Data Integrator 12c – ODI, que será realizado na Emeron.

Ministrado na semana de 2 a 6 de julho por Carlos Savi, engenheiro iOS do Itaú Unibanco, o curso de desenvolvimento móvel propicia a implementação de ferramentas alinhadas às novas tendências em aplicativos mobile, de forma a otimizar o trabalho dos magistrados e servidores, contribuindo para o alcance das metas do Poder Judiciário de Rondônia. As soluções e aplicativos para celular estão em ascensão, a partir do fortalecimento do uso de smartphones e da capacidade de inovar serviços nas áreas de gestão e comunicação interna das organizações, sendo possível alcançar impactos positivos pelo uso dos sistemas operacionais, com praticidade e eficácia. O iOS é um sistema operacional para dispositivos móveis que busca tirar o máximo possível do hardware, e o curso instrui quanto às etapas necessárias para a ampliação de programas, a criação de recursos e as boas práticas de design de aplicativo.

Para Éverton, “a capacitação é importante pelo objetivo de propiciar o aprimoramento do fluxo de trabalho das unidades do 1º Grau, com o sistema Eolis”. Atualmente, o Núcleo de Aprimoramento trabalha com esse sistema, que foi inteiramente desenvolvido por seus servidores e já teve várias implementações, como: relatório de produtividade do magistrado, processos paralisados no PJe, e correição automatizada. Devido às constantes mudanças do mundo tecnológico, o sistema ficou restrito e necessita de aprimoramento, inclusive para implantar o módulo de ranqueamento e promoção de magistrados.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados