
Entre os dias 14 e 17 de agosto, a revisora redacional da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), Ana Rosa Paiva, participou do curso “Gramática para preparadores e revisores de texto”, promovido em São Paulo pela Editora Unesp. Ana é responsável pela redação e revisão de textos em documentos oficiais e outros materiais da Escola, o que demanda conhecimentos específicos atualizados tanto na linguagem formal quanto informal.
Para ela, “o revisor de textos que atua no TJRO/Emeron tem em mãos a importante função de resguardar e assegurar a integridade dos documentos produzidos no âmbito do judiciário. É uma tarefa que exige cuidado e requer deste profissional um estudo constante”.

Ministrada pela tradutora e revisora Ibraíma Tavares, a formação teve como foco a resolução prática e normativa de dificuldades gramaticais, com o objetivo de levantar os problemas mais frequentes na produção, preparação e revisão de textos editoriais de ficção e não-ficção, discutindo esses problemas e solucionando-os de acordo com a norma, contexto e manual de estilo adotado pelas editoras. Sobre a formação, Ana Rosa diz que foi excelente e uma experiência muito rica, especialmente por ser “difícil encontrar cursos que abordem a gramática textual num nível avançado e específico para revisores”.
Foram abordados no curso: As etapas da produção editorial; Texto e contexto; Os problemas de comunicação; Os níveis de intervenção editorial; Coesão e coerência; Os usos especiais do verbo, a formação do imperativo, o emprego do subjuntivo, a flexão do infinitivo pessoal; Pronomes retos e oblíquos no português do Brasil; Regência verbal; O uso dos artigos; Os clichês e outras questões de linguagem.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO