Seis boas práticas desenvolvidas nos Núcleos Psicossociais do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) serão apresentadas durante o Encontro Estadual de Psicólogos e Assistentes Sociais do PJRO, que será promovido entre os dias 03 a 06 de setembro. O encontro é mais uma iniciativa do TJRO para aprimorar a atuação do serviço psicossocial no Poder Judiciário.
Os projetos abordam temas como violência doméstica, proteção de crianças e adolescentes, autocuidado e mediação de conflitos e, na prática, têm auxiliado psicólogos e assistentes sociais a orientar as partes de processos judiciais a estabelecer relações saudáveis, entre si e com a sociedade, prevenir reincidências, e no caso da iniciativa voltada a servidores, a adquirir uma postura que proporcione saúde física e mental.
A ordem de apresentação será: Projetos Aequalitas, de Iuna Pereira Sapia, que consiste em um grupo de reflexão para mulheres e homens envolvidos em processos de violência doméstica; Miracema, de Helena de Jesus Abreu Araújo, programa de proteção à criança e ao Adolescente em regiões ribeirinhas; Se Cuidar é Legal!, de Denise Tofani Malheiros, voltado à promoção de saúde e qualidade de vida dos servidores; Diálogos; de Denise Campos, que atende pais e responsáveis acusados de violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes; Oficina de Pais e Filhos, de Valdenia Guimaraes, cujo objetivo é apoiar as famílias e prestar assistência a crianças e adolescentes após a separação dos pais; e Mediação dos Conflitos, de Zeno Germano de Souza Neto, que auxilia no estabelecimento ou restabelecimento do diálogo construtivo e não violento entre as partes de processos de disputa de guarda.
As apresentações durarão 15 minutos e serão realizadas na manhã do dia 5 de setembro no Auditório do Edifício-sede do TJRO. Aos autores dos projetos, é orientado que, para uso do projetor de slides, seja enviada uma cópia do arquivo em Power Point para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 03/09/2018, e no dia do evento, o arquivo seja levado em dispositivo de armazenamento. A medida visa agilizar as apresentações e evitar incidentes.
Encontro
A programação do encontro contará com palestras, debates e salas de conversa com temas como: “Demandas e desafios da atuação de Assistentes Sociais e Psicólogos no campo jurídico”, “O olhar sistêmico sobre a família no judiciário”, “Depoimento Especial” e “Gênero e homoafetividade”. Os dois últimos dias são voltados a realização de oficinas e minicursos diversos voltados ao aprimoramento do conhecimento dos servidores em relação a Mediação Judicial, preparação para adoção, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE, entre outros.
Participarão do evento servidores da capital e das comarcas do interior selecionados pelo Departamento de Acompanhamento e Desenvolvimento de Carreiras (DEADEC) com base no projeto Gestão por Competências. Clique aqui para ver a lista de participantes.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO