Vinte servidores de diversas unidades do Tribunal de Justiça participam, entre os dias 27 a 31 de agosto, do curso “Excel Intermediário”, promovido pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). A formação é voltada ao conhecido software que permite ao usuário importar e trabalhar com grandes quantidades de dados, alcançando um desempenho de cálculo mais rápido.
Ministrado pelo analista judiciário Ícaro Santana, chefe da seção de Engenharia Civil do Departamento de Engenharia e Arquitetura (DEA), o curso visa desenvolver competências relativas a aplicações diferenciadas dos recursos do Excel empregadas na elaboração de planilhas profissionais, utilizando seus melhores recursos técnicos na montagem de tabelas e gráficos. Para tanto, são aplicados exercícios práticos ao longo dos cinco dias.
O objetivo, segundo o ministrante, é facilitar o trabalho dentro das unidades jurisdicionais. “O Excel é uma ferramenta muito útil para cálculo, para fazer as planilhas de trabalho desses servidores, então temos a oportunidade de aprimorar, otimizar essas funções que eles já usam no dia a dia deles. Tem algumas funções que eles faziam antes de forma mais manual que passamos a ferramentas mais automatizadas, mais funções lógicas para eles aplicarem, para poder deixar o software fazer o trabalho para eles”, diz.
Ao proporcionar a atualização de competências profissionais voltadas à elaboração, no programa, de planilhas, tabelas dinâmicas, ferramentas de análise de dados, entre outros, o curso contribui para o processo de análise e a geração de relatórios precisos e confiáveis. Por meio da utilização de técnicas adequadas ao ensino de fórmulas, funções matemáticas e elementos condicionais, os participantes da formação terão domínio em otimizar a importação e consulta à base de dados e elaboração de relatórios, agilizando os processos de trabalho de forma eficiente nas suas unidades. Ícaro destaca a presença de vários setores diferentes no curso: “Tem gente da engenharia, da logística, dos departamentos e secretarias administrativas, da secretaria judiciária, então é bem útil em várias esferas dentro do TJRO”.
Quatro servidores da Divisão de Patrimônio (Dipat) participam da formação, entre eles Francisco Carlos Pereira Júnior, que conta que já havia feito um curso de Excel anos atrás, mas não fazia um uso tão avançado do programa: “Um dia ou outro a gente precisa fazer alguma coisa mais avançada, então o curso complementa o que a gente já sabe, um detalhe ou outro que às vezes esquece também, por não estar na rotina do dia a dia, então o curso consegue concretizar isso no nosso trabalho”.
“A gente trabalha com a logística de bens lá no patrimônio, então tratamos com muitos bens ao mesmo tempo e precisamos saber calcular valores, a gente filtra bastante coisa e tudo mais dentro da planilha, então sempre é para melhoria”, afirma Francisco. “Como servidor, a gente está sempre se construindo, por mais que eu não tenha total uso do Excel, é sempre necessário. Hoje eu estou no patrimônio, mas posso ir para uma outra divisão, onde lá o uso é mais efetivo e aí já vou estar capacitado para isso, então o curso é bastante interessante”, conclui.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO