Foi encerrada hoje, 30 de agosto, a segunda turma de 2018 do curso “Brigada de Emergência”, realizado pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) desde a última segunda-feira, 27. Coordenada e ministrada pelo assessor Bombeiro Militar do Tribunal de Justiça de Rondônia, capitão Francisco Andrade Júnior, a formação foi destinada a 30 servidores das comarcas do interior do estado.

A Brigada de Emergência é um grupo organizado de pessoas voluntárias, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono de área, combate a princípio de incêndio e incêndio, e prestar os primeiros socorros, dentro de uma área pré-estabelecida. Ao constituir e treinar uma brigada, o Tribunal de Justiça de Rondônia protege o seu patrimônio, proporcionando segurança e bem-estar aos servidores, magistrados, jurisdicionados e demais pessoas que utilizam os prédios do PJRO.

Durante o curso, os brigadistas têm contato com aspectos conceituais, como propagação de fogo, fumaça e gases quentes no interior das edificações, medidas de segurança contra incêndio e pânico, definições e terminologias de segurança contra incêndio, e legislações de prevenção de incêndio, além dos aspectos procedimentais: identificação e funcionamento das medidas de proteção ativa e passiva de segurança contra incêndio e pânico, e aplicação da legislação de prevenção de incêndio.

Segundo especialistas, o trabalho de uma brigada, nos primeiros cinco minutos de um incêndio, é essencial para o serviço realizado pelo Corpo de Bombeiros, aumentando circunstancialmente as chances de sucesso do salvamento, ação ou reconstituição. Os aspectos atitudinais necessários à atuação do brigadista são a proficiência, senso crítico e visão de conjunto ou interdisciplinar, portanto as aulas práticas são voltadas a atividades de estratégia e táticas de segurança, para o aperfeiçoamento da capacidade de ação.

Esta é a primeira experiência como brigadista de Antônio Marcos de Souza, lotado na 2ª Vara Genérica de Espigão d’Oeste: “A parte teórica foi muito boa, o conteúdo muito bem explanado pelo capitão, e a parte prática também, demonstrou como é que se procede em uma situação de perigo, de fogo, foi muito proveitosa”, conta. Ele acredita que passará a ter um “olhar mais clínico para essas situações que possam representar algum tipo de perigo e adotar as medidas preventivas para que não venha a ocorrer, no ambiente de trabalho, na minha casa, todos os lugares”.

Outra servidora que tem seu primeiro contato com a brigada é Odeneide Machado, assistente de direção na comarca de Ouro Preto do Oeste. “Não sabia nem como se deslacra um extintor, que tinha três tipos de extintores, vários tipos de incêndio, combustível sólido, líquido, então é um aprendizado maravilhoso, um divisor de águas para a gente”, diz.

A nova brigadista faz o curso acompanhada pelo chefe da brigada de Ouro Preto, Sérgio Alitoleff, que aproveitou para se atualizar. “Quatro colegas que eram da brigada se aposentaram, então a gente está fazendo a reposição, achei interessante que o Sérgio viesse porque sempre tem novas técnicas e coisas para inovar e aprender”, afirma Odeneide. Ela também destaca a iniciativa do juiz João Valério Silva Neto: “Ele fez o curso de brigadista também e nos incentivou a fazer e sermos multiplicadores, tanto que a nossa pretensão agora é fazer uma simulação de evacuação com aprendizado de uso dos extintores lá em Ouro Preto”.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados