Foi encerrado na última quinta-feira, 06, o Encontro Estadual de Psicólogos e Assistentes Sociais do PJRO, promovido pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, por meio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). Finalizando as atividades do evento, durante toda o dia, foram realizados quatro minicursos sobre adoção, mediação, violência doméstica e socioeducação.
Todos os quatro minicursos apresentaram temáticas comuns às rotinas dos participantes, com foco na disseminação do conhecimento e consequentemente na equalização da atuação dos profissionais. A escolha dos assuntos a serem tratadas nas oficinas, também partiu da necessidade de capacitação para o cumprimento de legislações vigentes, como é o caso da mediação, inserida na ritualística processual com o Novo Código de Processo Civil.
O primeiro minicurso, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE, foi ministrado pelas Assistentes Sociais do 1º Juizado da Infância e Juventude de Porto Velho, Eliete Cabral de Lima e Fátima Aparecida da Silva a 23 servidores da Capital e interior. As explanações foram baseadas nos parâmetros pedagógicos e arquitetônicos do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, a partir da Lei 12.594/12, a Lei do SINASE, e da Resolução Resolução 119/2006, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA.
Ainda no âmbito dos direitos da criança, a equipe do 2º Juizado da Infância ministrou o minicurso “Preparando para adoção: aprendizados e desafios”. Utilizando casos reais e o compartilhamento de experiências dos 35 participantes, as psicólogas Josefina Riça Mourão e Maria de Fátima Batista de Souza e as assistentes sociais Emeriana Silva e Rita de Cassia Prestes Picanço apresentaram as etapas de preparação de pretensos pais e filhos no processo de espera pela nova família e de inserção familiar.
Já em “Mediação Judicial de Conflitos Familiares”, os psicólogos Fredson dos Santos Batista, Isabela Paludo e Zeno Germano de Souza Neto, do Núcleo Psicossocial das Varas de Família da Capital, apresentaram a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos, bem como técnicas de negociação e mediação e orientações quanto ao papel do mediador e sua relação com os envolvidos na mediação.
O último minicurso, “Projeto Abraço”, trouxe os métodos utilizados no trabalho em grupo com acusados e vítimas em processos de violência doméstica, bem como no atendimento a sentenciados com problemas com drogas e álcool, caso do Projeto “Semeadura”. Os psicólogos Mariangela Aloise Onofre, Aline Rodrigues Moreira Dantas, Cristiano Corrêa de Paula, Lucilene Zanol e a Assistente Social Alline de Lima Costa Sarges, do Núcleo Psicossocial dos Juizados de Violência Doméstica da Capital, expuseram ainda os temas abordados nos dois projetos, como gênero e relações de poder, uso abusivo de álcool e drogas ilícitas, quebra do ciclo da violência; e a forma de abordagem de cada um desses assuntos.
Veja mais fotos em nosso Flickr.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO