Durante os dias 10 e 11 de setembro, dois psicólogos do Departamento de Acompanhamento e Desenvolvimento de Carreiras, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal de Justiça de Rondônia, participam do curso “Entrevista e Seleção por Competências”, promovido pela Integração Escola de Negócios, em São Paulo. Núbia Nogueira e Giuseppe Moura são lotados na Seção de Psicologia Organizacional (Sepo).

A gestão de recursos humanos vem se modificando para atender às necessidades das organizações, incorporando o conceito de competência como suporte de modelo gerencial de pessoas. O programa de gestão por competências visa melhor utilizar os recursos humanos, a fim de desenvolver as pessoas em suas necessidades e utilizar o potencial de cada indivíduo para que melhor desempenhe suas tarefas diárias. Nesse sentido, a formação favorece a aplicação de técnicas que permitam a entrevista comportamental com foco em competências, a partir da investigação das aptidões por meio do repertório de experiências, trabalhando também o processo de lotação com vistas à devida identificação de aptidões para o correto direcionamento.

Ministrado pela psicóloga Cynthia Lopes e pela consultora Jaqueline Arruda, o curso desenvolve competências para alinhar o processo de recrutamento e seleção às estratégias organizacionais por meio do modelo por competências. “Para se alcançar a competência ou ser competente, o indivíduo tem que ter em sintonia: conhecimentos + habilidades + atitudes, para se chegar à real entrega daquilo que se espera”, explica Giuseppe. Segundo ele, “para a equipe da Sepo e SGP, o curso trará como resultado, a curto prazo, o aperfeiçoamento das entrevistas iniciais, de seleção e lotação e relotação; a longo prazo, o retorno do desenvolvimento das competências e carreiras e da gestão por competência como um todo”.

Entre os tópicos abordados, estão: Recrutamento e Seleção (R&S) alinhados às competências; Relacionamento entre a área de R&S e o solicitante; Passo a passo para a elaboração do processo de seleção por competências; e Entrevista comportamental. “O conteúdo se alinha com aquilo que o Poder Judiciário de Rondônia almeja: seleções de pessoas que potencializem o uso de talentos nos locais mais apropriados”, diz o psicólogo. Além da parte teórica, há atividades práticas para o desenvolvimento de habilidades como: orientação para o serviço, precisão, saber ouvir, e visão de negócios.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados