Três servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do Tribunal de Justiça de Rondônia e outro da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) estão participando, entre os dias 24 a 28 de setembro, de cursos externos, respectivamente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Participam da formação “PAN 210 – Firewall 8.0: Essentials – Configuration and Management”, promovido pela Westcon Brasil, Jorge Willians Batista, Iasnaia Alves e Thiago Fleury, todos lotados no Departamento de Serviços e Infraestrutura de TIC (Desein). O Desein é a unidade responsável pelo gerenciamento de soluções em segurança que protejam a rede local, evitando a ação de softwares maliciosos que possam causar interrupção do funcionamento dos computadores e, consequentemente, das atividades dos serviços administrativos e judiciários, além do comprometimento dos dados sigilosos sob responsabilidade do Poder Judiciário.

O curso é ministrado pelo instrutor especializado Carlos Augusto Pesset, e tem como objetivo apresentar o gerenciamento do firewall PaloAlto, filtro eletrônico que examina o tráfego de dados da rede. Chefe da Seção de Continuidade de Serviços Essenciais de TIC (Secse), Thiago alerta que “vivemos em uma era de muitos riscos e, à medida que dados sensíveis ao funcionamento do PJRO são virtualizados ou produzidos eletronicamente, torna-se imprescindível o zelo com a manutenção e proteção destas informações”. Segundo ele, o treinamento visa amadurecer a equipe no uso do PaloAlto, adquirido este ano para atender às demandas de proteção dos dados do Tribunal. “A participação em um treinamento tão importante demonstra o reconhecimento e investimento profissional dos servidores a que a gestão atual se propõe, além da tendência do judiciário rondoniense à vanguarda cibernética”, conclui.

Emeron

Já Riberval Saraiva, lotado na Divisão de TIC da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), participa do treinamento “JavaScript Moderno e os Fundamentos para Construção de Web Apps”, promovido pela Caelum. O curso é ministrado pela agile coach Vanessa Tonini e pelo desenvolvedor Mario Souto.

JavaScript é uma linguagem de programação fundamental para o desenvolvimento de aplicações voltadas para a internet, possibilitando a construção de páginas mais interativas, ricas em recursos dinâmicos, e alta interatividade com os bancos de dados. Além disso, conta com recursos essenciais para a criação de sites voltados também para os dispositivos móveis.

Riberval diz que espera que a capacitação possibilite um alinhamento técnico à equipe da DTIC da Emeron, para que os profissionais analistas de TIC possam manter e desenvolver funcionalidades para os sistemas, portal e ambiente AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Escola. “Além disso, a busca pelo conhecimento é essencial para a área tecnológica, visto o acelerado ritmo do surgimento de novas tecnologias, sendo que muitas das linguagens de programação contemporâneas, especialmente as voltadas para a web, têm como base o JavaScript”, finaliza ele.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados