Na segunda-feira, 1º, vinte acadêmicos de direito do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra) realizaram uma visita orientada ao Tribunal de Justiça de Rondônia e à Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), em Porto Velho. No TJRO, os alunos também assistiram à sessão do Pleno Judiciário e, na Escola, a uma palestra do vice-diretor da Emeron, juiz Guilherme Baldan, que conduziu toda a visita.

Incentivada pelo corpo docente e pela coordenadora do curso, professora Dra. Cláudia Moretto Alves, a ação formativa objetiva oferecer aos acadêmicos oportunidades de vivenciar a prática jurídica, para que adquiram uma base conceitual sobre a carreira da magistratura, favorecendo a reflexão sobre a sua vocação e os desafios inerentes a ela. “É uma oportunidade para que os alunos realizem uma observação participativa sobre os procedimentos no 2º grau de jurisdição, bem como se familiarizem com as especificidades, desafios e responsabilidades do ofício de magistrado, visando instigar o autoconhecimento dos graduandos e estimular aqueles vocacionados a seguir o caminho da magistratura”, observa Guilherme.

Segundo o professor Marcos Antônio Duarte, que acompanhou a turma na viagem, essa parceria com o Poder Judiciário “já dura alguns anos e tem dado certo, porque os alunos voltam motivados, veem como funcionam os mecanismos e isso acaba gerando uma expectativa para a próxima turma no ano seguinte”. Na parte da manhã, os acadêmicos foram guiados pelos diversos setores do edifício-sede do TJRO e puderam assistir à sessão no plenário do Tribunal Pleno. Aluna do 9º período, Josiléa Barbosa diz que ver de perto “os casos concretos, a sustentação oral foi muito favorável, eu gostei muito”.

Marcos complementa: “Foi interessante principalmente para eles verem como funciona, como é um voto de um desembargador, o que é um recurso, tivemos a felicidade de ter um advogado fazendo uma sustentação oral, então eles viram ali na prática o que a gente tenta na teoria mostrar na sala de aula, e depois ouvir os desembargadores declinar o voto, até assim em um ambiente bem descontraído, então desmistificou algumas coisas que ficam na cabeça de qualquer estudante de direito, principalmente quando se fala de justiça em 2º grau”.

À tarde, na Emeron, o vice-diretor apresentou as atividades da Escola e ministrou a palestra “Carreira da Magistratura: especificidades, desafios e responsabilidades”. Marcos conta que a palestra “foi muito humanista, ética e demonstrando que os sonhos que eles têm, que ainda estão acalentando porque são só acadêmicos, são possíveis de serem realizados e daqui uns dias eles vão estar no papel oposto, recebendo uma turma e lembrando dessa experiência, eu achei muito válido”.

Ao final, os acadêmicos conheceram as instalações do prédio da Emeron. Josiléa garante que a visita contribuiu muito, “porque tudo que a gente viu na teoria a gente pôde aplicar e ver os exemplos, os casos aqui a gente vê na prática e isso vai aprimorar os nossos conhecimentos. Fomos super bem recepcionados e esperamos voltar”.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados