Durante os dias 15 e 16 de outubro, vinte servidores da Secretaria Especial de Auditoria Interna e Controle (Seaic) do Tribunal de Justiça de Rondônia realizam o curso “Análise de Indicadores de Desempenho”, promovido pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). A formação visa construir e implantar métricas adaptadas à realidade organizacional do TJRO e realizar análises de resultados dos processos da área-fim e de suporte de modo a garantir o alcance das metas e objetivos institucionais.

É função da Seaic planejar e realizar análise e consultoria acerca da qualidade dos processos de gerenciamento de riscos, controles internos e governança, com o objetivo de melhorar o desempenho organizacional quanto aos aspectos de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade em relação à gestão orçamentária, financeira, patrimonial e contábil do Poder Judiciário de Rondônia. Dentre as atividades da secretaria está inserida a avaliação do cumprimento e dos resultados das metas previstas no plano institucional e plurianual, além da execução dos programas e dos orçamentos do tribunal e do Fundo de Informatização, Edificação e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários (FUJU).
A metodologia trazida pelo curso propicia maior racionalização no uso dos recursos e o direcionamento e ajuste das estratégias com vistas ao alcance das metas e consecução dos objetivos, oportunizando a sustentabilidade e sobrevivência da organização. Ministrada por Flávio Popinigis, da Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP), sediada em Brasília, a formação “se destina a fazer uma avaliação da qualidade, da adequação e da gestão dos indicadores de desempenho. O tribunal já fez um belíssimo trabalho, criou um plano estratégico com o Balanced ScoreCard (BSC), aquele mapa estratégico com os indicadores”, diz Flávio.
O ministrante explica que desenvolveu uma metodologia nova específica para o curso, para aprimorar e avaliar se os indicadores estão bons e devem ser continuados, descontinuados ou criados novos. “O grupo está muito bom, a equipe já trabalha com indicadores e estamos então validando uma proposta metodológica. Já criamos pesos para os indicadores e é muito importante que eles sejam representativos de cada processo para realmente dar assertividade para uma boa decisão do gestor, o que por sua vez melhora os processos”, afirma.
Denise Araújo, lotada na Seção de Auditoria de TIC e de Obras e Serviços de Engenharia (Seate), conta que esteve na equipe que foi a Brasília há dois anos para fazer um primeiro curso. “A intenção era conhecer o processo de construção de indicadores, porque nosso foco é a avaliação, é essa atividade que realizamos na auditoria. Construímos os nossos setoriais, indicadores menores do desenvolvimento da secretaria, e temos usado tanto para isso quanto para avaliação do desempenho da gestão institucional, que a legislação e o Tribunal de Contas do Estado exigem e é um papel nosso como auditoria, e isso se faz por meio dos indicadores”.
Ela está muito satisfeita com a formação: “É exatamente o que nós queríamos e precisávamos, porque além de sair com o conhecimento prático o professor nos trouxe um modelo completo que podemos usar e levar para as nossas auditorias e assim avaliar a estratégia do TJRO. Merece muito destaque o empenho dele para nos trazer essa adaptação, superou qualquer expectativa”. A adaptação foi feita com base em relatórios do desempenho da estratégia e de auditorias já realizadas pela Seaic, além de todos os indicadores, encaminhados com antecedência. “Nunca fiz um curso assim aqui nem em nenhum outro lugar, é uma experiência muito bacana”, conclui Denise.

Por fim, Flávio elogia o plano estratégico do TJRO, mas diz que tudo pode ser aperfeiçoado. “Essa oficina vai ajudar a melhorar o sistema de indicadores, esse processo é para quem está com isso no dia a dia. É também importante para a reunião de avaliação estratégica, realizada trimestralmente pela alta administração com os gestores de cada departamento para olhar os indicadores e tomar ações, essa é a ideia da melhoria contínua”, destaca.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO