De 15 a 18 de outubro, dez servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do Tribunal de Justiça de Rondônia participam do primeiro curso do Treinamento ITIL, denominado V3 Foundation. É a primeira de três formações oficiais da ITIL (Infrastructure Technology Information Library) que o grupo realizará até o final do ano, todas com certificação.

ITIL é um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais para a área de tecnologia da informação, organizados em disciplinas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços, que apresenta os conceitos das melhores práticas de mercado nos processos de gerenciamento de serviços. O curso de formação e a certificação proporcionam a melhoria do conhecimento de gestão de gerenciamento de serviços de TIC e atendem à Resolução nº 211 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Estratégia Nacional de TIC do Poder Judiciário e define um conjunto de macroprocessos que deverão ser trabalhados dentro da estrutura organizacional.
O curso é ministrado pelo instrutor Rafael Pascucci, que define ITIL como um modelo de boas práticas: “Traz uma série de aconselhamentos de como desenvolver as atividades dentro da TI para ser mais efetivo, entregar os serviços para os usuários e resolver os incidentes e indisponibilidade mais rápido, prever que eles aconteçam, então de uma forma bem organizada, baseada em processo, ITIL coloca conselhos ou de maneira bem produtiva as atividades para ser mais ágil na entrega das aplicações de software, suporte, e-mail”.
O objetivo final, segundo o ministrante, é melhorar a percepção de qualidade da área de TI pelo usuário. “Quando não tem ITIL, cada técnico trabalha de um jeito e às vezes tem técnico que trabalha muito mais que outro. Quando se coloca modelo de processo de como atender usuário, resolver problema etc., isso define uma forma única de trabalhar, para todo mundo fazer uniforme e garantindo que o resultado seja o mesmo”, explica Rafael.
Ao melhorar o conhecimento quanto à gestão de serviços de TIC, a STIC poderá aperfeiçoar o suporte e serviços aos colaboradores do PJRO, contribuindo para uma célere e melhor prestação jurisdicional, e tornando essa capacitação um viabilizador de governança de TIC, que prima pela satisfação dos usuários. Diretora do Departamento de Estratégia e Governança de TIC (Degov) e aluna do curso, Simone Sena afirma que a STIC “já tem muitos processos instituídos, o que faremos será aprimorar esses processos e padronizar os serviços com o framework ITIL”.
Além dela, participam do treinamento servidores da STIC que exercem funções relacionadas à gestão de serviços de TIC, projetos e atendimento (service desk). As outras duas capacitações em ITIL que acontecerão em novembro e dezembro são referentes às versões OSA (Operational Support and Analysis) e SOA (Service Offerings and Agreements), respectivamente. A partir delas, será possível a promoção de ações de aperfeiçoamento alinhadas aos objetivos institucionais do Tribunal, ajustando o papel profissional ao perfil desejado e, consequentemente, a melhoria dos processos de trabalho à imagem institucional.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO