Nos últimos anos o TJRO vem adotando ações de cunho sustentável, práticas que fazem a diferença não só pela economicidade, mas também pelo impacto positivo ao meio ambiente e ao futuro do planeta, tais como contratações mais eficientes, projetos arquitetônicos de novos prédios que observam esses critérios e aquisição de máquina de destruição de papel.
Visando orientar e coordenar essas ações, na próxima quinta-feira, 27, promoverá o lançamento do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário de Rondônia. O plano imprimirá boas práticas ambientais no âmbito da justiça estadual e também delineará ações, indicadores e metas, conforme diretrizes, voltado para o aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público, para o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos e para a promoção da qualidade de vida no trabalho.
Cada ação do plano procura alcançar metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados, que permitem estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade que objetivam uma melhor eficiência do uso dos recursos e da gestão dos processos de trabalho, considerando a visão sistêmica do PJRO.
Programação
O lançamento do plano acontecerá na próxima quinta-feira, 27 de abril, no auditório do Tribunal de Justiça, às 8 horas. O PLS/PJRO 2020 é instrumento vinculado ao Plano e à Gestão da Estratégia do Poder Judiciário do Estado de Rondônia 2015-2020, que declara a Responsabilidade Social e Ambiental como valor institucional, comprometendo-se com o empenho na melhoria de práticas sociais e ambientais responsáveis, procurando sempre atender às necessidades imediatas da sociedade, bem como adotar rigorosa atenção nas tomadas de decisões, considerando as possíveis implicações sociais e ambientais futuras.
Durante o lançamento, haverá a palestra “Plano de Logística Sustentável das Instituições Públicas” com a Assessora-chefe de gestão socioambiental do Superior Tribunal de Justiça-STJ Ketlin Feitosa Scartezini.
No período da tarde, duas atividades serão realizadas na sede da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON). A primeira, trata-se do “Seminário Amazônia e Sustentabilidade”, voltado aos alunos do Doutorado em Ciências Jurídicas. Na ocasião, os doutorandos apresentação seus artigos e pesquisas desenvolvidos durante o curso e que guardem relação com a temática. O evento será finalizado com um debate sobre as apresentações.
Concomitantemente ao seminário, aos gestores do TJRO indicados pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica – Sepog será aplicada a “Oficina de Elaboração de Projetos com Ações Sustentáveis”. A atividade visa esclarecer a relevância do Plano de Logística Sustentável à consecução da Estratégia do PJRO.
Finalizando as atividades de lançamento, à noite, no auditório do TJRO, será realizada a palestra “Sustentabilidade e Contratações Sustentáveis: Visão do Controle”. Ministrada pelo Auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Frederico Júlio Goepfert Junior, a palestra tem como propósito provocar reflexões que contribuirão para a promoção da cultura da sustentabilidade e da economicidade nas ações da administração pública.
A palestra é aberta ao público, limitada ao número de assentos disponíveis no auditório. Não há inscrição prévia.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO