Entre os dias 5 e 8 de novembro, foi realizada na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) a segunda de três turmas do curso Brigada de Emergência, destinadas a servidores do edifício-sede do Tribunal de Justiça de Rondônia. A capacitação faz parte da campanha #SouBrigadista, lançada recentemente.
A formação visa capacitar os brigadistas a intervir em situações de risco de incêndio. Conforme explica um dos ministrantes, o 3º sargento-bombeiro Esdras Trajano, esse combate ao fogo só deve ser feito caso o incêndio esteja em seu início: “Se ele passar para uma outra fase, que é a de queima livre, o brigadista não deve atuar devido ao risco”. Além disso, os servidores voluntários também receberam treinamentos técnicos sobre atendimento pré-hospitalar (primeiros-socorros). “No caso de uma parada cardiorrespiratória, todos os brigadistas foram preparados para fazer aressuscitação, que é algo que realmente funciona quando bem realizado”, diz o sargento.
O treinamento de combate a incêndio inclui ainda a parte de evacuação, ou seja, “conduzir as pessoas de forma segura até a saída da edificação, existe toda uma sinalização para orientar por onde poderiam sair do prédio”. O ministrante acrescenta que o brigadista também atua na fiscalização preventiva: “Se verificar algum extintor com problemas ou vencido, ele mesmo já pode fazer a comunicação e assim feita a reparação para que todo o sistema esteja sempre perfeitamente funcionando”.
O edifício-sede necessita de uma quantidade mínima específica de brigadistas para adequar-se às normas de segurança, por essa razão estão sendo oferecidos os cursos de formação da Brigada de Emergência. O sargento acredita no comparecimento dos voluntários para a próxima e última turma, que será realizada no final de novembro, no auditório do edifício-sede. “Essas duas turmas vão difundir as informações e experiências, com certeza virão mais voluntários, é o que se espera para que tenha sucesso total no quantitativo previsto para que a gente se adeque a toda e qualquer legislação”, conclui.
A servidora Magda Chaul Pereira, lotada no grupo de apoio ao 2º grau, no edifício-sede, entusiasmou-se com o curso: “Para mim é de vital importância, porque vou levar não só para o meu trabalho, mas para a vida e quando se trabalha com vidas, fica tudo muito mais gratificante, adorei essa iniciativa e estou muito feliz em fazer parte dessa equipe de brigadistas”. Ela destaca tanto a parte teórica como as práticas de combate a incêndio e primeiros-socorros, e revela que a formação a fez inclusive mudar a visão que tinha dos bombeiros. “Foi preciso eu participar para ver quão maravilhosa é essa função, essa profissão”, finaliza Magda.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO