Na semana passada, entre os dias 12 e 14 de novembro, o servidor Diego Souza, lotado no Centro de Custos, Informação e Estatística do Tribunal de Justiça de Rondônia, participou do XXV Congresso Brasileiro de Custos, realizado em Vitória (ES) pela Associação Brasileira de Custos (ABC). A ida de Diego foi viabilizada pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron).

Principal evento ligado à área de custos empresariais do Brasil, o congresso anual é o principal divulgador da produção técnico-científica da especialidade e áreas afins, proporcionando a interação da comunidade acadêmica com empresários, consultores, contadores, administradores e demais profissionais atuantes na área da gestão estratégica de custos, tema de interesse institucional para o Poder Judiciário de Rondônia.
A gestão da qualidade pode auxiliar no alcance dos objetivos estratégicos do macrodesafio Fortalecimento da Governança Judiciária, que na sua descrição dispõe que o TJRO adotará modelos de gestão de projetos, de processos, da informação e de custos, bem como práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade que objetivem melhor eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho. A participação de Diego no evento visa uma futura implantação de um sistema de informação de custos mais eficiente no PJRO, necessidade identificada para melhorar a gestão estratégica de custo.
O congresso contou com palestrantes como o professor espanhol Salvador Carmona, doutor em economia pela Universidade de Sevilha, que fez a palestra de abertura, intitulada “Melhoria na eficiência dos negócios: Tendências nas mudanças nos sistemas de custos”. Ele falou sobre práticas contemporâneas de gestão e controle contábil, bem como de estruturas de gestão e implementação de ERPs (do inglês, Sistema Integrado de Gestão Empresarial). “Os gestores precisam saber sobre os aspectos técnicos da contabilidade, mas também sobre como isso influenciará sua visão e habilidades gerenciais”, disse.

Também palestraram os doutores Nelson Marconi, professor de administração pública e governo na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Diones Gomes, auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União, e a auditora federal de finanças e controle do Tesouro Nacional, Gildenora Milhomem, entre outros. Foram abordados assuntos como: metodologias de ensino e pesquisa em custos; custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões; métodos quantitativos aplicados à gestão de custos; custos aplicados ao setor público; contribuições teóricas para a determinação e a gestão de custos; e abordagens contemporâneas de custos. Por fim, foram apresentados estudos de casos empresariais sobre controladoria e resultados de implantação do Orçamento Base Zero.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO