A Pós-graduação lato sensu em Gestão Cartorária, oferecida pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) a servidores, realizou no último fim de semana, seu sétimo módulo, tendo como tema “Comportamento, Organização e Liderança”, ministrado pelo Juiz de Direito Áureo Virgílio Queiroz.
O ministrante explica que o módulo foi dividido em duas partes. A primeira é voltada para a liderança e teve por objetivo apresentar os principais conceitos desta habilidade, identificando quais posturas e práticas podem ser contextualizadas ao serviço público. “Hoje o gestor não pode trabalhar de costas para uma equipe, nós temos que ser uma unidade, então o propósito do módulo não é dar um modelo ou receita infalível, mas entender o que é possível encontrar na filosofia da liderança para aplicar no dia a dia”.
A segunda parte da disciplina abordou a motivação. Para Àureo, os dois temas são intimamente interligados, visto que o líder tem papel fundamental na identificação dos fatores que agregam ou desagregam na motivação do colaborador e pode intervir para que esse servidor possa “fazer algo a mais e melhor do que ele ordinariamente faz”.
A aluna Camila Grace Diziz Bezerra, lotada no Cartório Cível da Comarca de São Miguel do Guaporé, afirma que a pós-graduação, como um todo, apresenta temas muito importantes para a prática laboral. “Eu entendo que a liderança ajuda a gente independentemente de ser gestor ou não, pois não está direcionada apenas ao chefe, mas à figura de quem toma a frente e divide o que sabe”, afirma. Ela ressalta que o curso oferece a oportunidade de reflexão e de aprofundamento da atuação individual. “Quando eu exerci a função (de gestora), eu tinha carência desse conhecimento e o que estou vendo aqui vai ser fundamental para o meu desenvolvimento, somando ao que eu já faço. Para nós que trabalhamos no judiciário, é uma forma de ter um conhecimento aprofundado técnico, pois empírico a gente já tem. É conseguir ver que muita coisa que a gente usa na prática tem uma fundamentação teórica e aprimorar”.
Para ela, o aprendizado vai muito além do conteúdo proposto. “A minha perspectiva dessa pós está sendo muito positiva. Fora o conteúdo, o relacionamento com os colegas é muito bom, a gente sempre troca ideias e tem conseguido aprimorar nosso trabalho com base no que a gente divide aqui em sala de aula”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO