Durante a última semana, entre os dias 19 e 23 de novembro, três servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic) do Tribunal de Justiça de Rondônia realizaram o Treinamento Oficial Zabbix Certified Specialist & Zabbix Certified Professional, em Porto Alegre (RS).

O objetivo da participação de Silvia Zeila Souza, Nísia Andrade e Jackson Saraiva, todos do Departamento de Serviços e Infraestrutura de TIC (Desein), é desenvolver as habilidades necessárias para atuar de forma proativa e reativa no monitoramento de todos os ativos e serviços da STIC, agregando qualidade aos serviços prestados ao público interno e externo, e à sociedade como um todo.
Os serviços de TIC consistem em sistemas e infraestrutura tecnológica que devem estar disponíveis aos cidadãos e ao Poder Judiciário de Rondônia de forma contínua, tornando-se parte integrante de muitas atividades fundamentais. Portanto, tais serviços devem ser monitorados de forma ininterrupta, visando a garantia de um maior tempo de disponibilidade possível, a exemplo do site institucional – principal canal de comunicação da instituição com o cidadão – e dos sistemas de processo eletrônico adotados pelo TJRO.
No ano passado, o tribunal celebrou contrato de locação de infraestrutura para transmissão de dados, de alta capacidade, por radiofrequência e/ou enlace óptico, em caráter privativo, para interligar as unidades. Como exigência contratual, a empresa forneceu a ferramenta de monitoramento de rede Zabbix, projetada para medir a disponibilidade e desempenho de componentes de infraestrutura, além de aplicações e a geração de indicadores estratégicos, extraindo e reunindo dados de forma que facilitem e apoiem a tomada de decisões, ao garantir o desempenho em tempo real de servidores, máquinas virtuais e dispositivos de rede simultaneamente. Desde então, a equipe técnica responsável pela execução vem agregando outros ativos e serviços na ferramenta, mesmo não tendo realizado treinamento oficial.
Ministrado por Walter Murmann, instrutor e consultor Zabbix Sênior, o treinamento assegura a continuidade dos serviços de monitoramento, com a equipe de analistas capacitada e certificada, visando a extração ao máximo de rendimento da plataforma de monitoramento, como coletar dados e analisá-los de maneira a tirar proveito das informações para a correta tomada de decisão.
Nísia, que é chefe da seção de Operações e Monitoramento dos Ambientes Computacionais, na Divisão de Infraestrutura do Desein, conta que gostou bastante do treinamento: “O curso foi excelente, nos proporcionará alcançar melhores resultados na nossa atuação, para configurar e manter o ambiente de monitoramento dos serviços jurisdicionais”. Segundo ela, o Zabbix é “muito poderoso para a área de monitoramento, não tem custo nenhum para o tribunal, nem com aquisição nem com suporte, e quem vai manter e configurar tudo seremos nós que atuaremos nele”.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO