
Na noite da última quarta-feira, 28, alunos da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura, de Porto Velho, participaram de uma sessão de julgamento de 2º grau, promovida como atividade prática e de encerramento da disciplina Direito Processual Civil II, ministrada pelo Juiz Johnny Gustavo Clemes.
Na atividade, realizada em um dos plenários do Tribunal de Justiça de Rondônia, os alunos simularam uma sessão de julgamento de um processo a respeito dos danos ambientais causados pela construção das Usinas do Madeira. Todos os atores de uma sessão, como presidente de câmara, advogados e desembargadores foram representados pelos pós-graduandos, inclusive com as respectivas teses de defesa e acusação em sustentação oral.

A simulação foi realizada como atividade de finalização das aulas de direito processual civil, agregando, na prática, todos os conteúdos aprendidos ao longo do ano. O titular da disciplina explica que uma das propostas do curso é desenvolver nos alunos, além dos conhecimentos teóricos necessários para a carreira da magistratura, os valores éticos e competências alinhadas ao que se exige do magistrado no mundo contemporâneo.
Para ele, a academia precisa estimular a visão geradora do novo, o senso crítico e a coletividade nesses novos profissionais. “Atividades como a simulação colocam o aluno mais próximo da realidade e geram o aprendizado pela convivência, gerando transformações incríveis. O poder evolutivo é tão grande que o professor se sente um aprendiz”, finalizou Johnny.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO