Quatro servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do Tribunal de Justiça de Rondônia estão em São Paulo (SP) para o curso Administração Postgres com Alta Performance, que acontece entre os dias 26 e 30 de novembro. A formação é viabilizada com apoio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron).

Ricardo Machado, diretor da Divisão de Gerenciamento de Dados (Diged) da STIC, Marcello Monteiro, da mesma divisão, Bruno Spadeto e Osvaldo dos Santos Junior, ambos da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas Judiciais (Disdesjud), são da equipe responsável pelo gerenciamento dos sistemas de bancos de dados utilizados no TJRO. Entre eles, o Postgres ocupa um papel importante por fornecer suporte à aplicação principal do tribunal: o Processo Judicial eletrônico (PJe) do 1º e 2º Graus.
Ministrado pelo administrador de banco de dados Arlindo Neto, o curso ensina a gerir com segurança e eficácia os recursos oferecidos pelo Postgres, agregando qualidade aos serviços prestados. “Nesse momento de atualização do sistema PJe, esse treinamento é fundamental para a aplicação das melhores práticas e atualização do banco de dados para a última versão disponível e estável, trazendo aumento de desempenho e segurança”, afirma o diretor da Diged.
O curso propicia as técnicas para a administração completa do Postgres, com foco em alta disponibilidade, performance, segurança e backup. Além do histórico, instalação, funcionamento interno, estrutura física e lógica do banco de dados, são abordados conteúdos como: autenticação e gerenciamento de usuários; como parar o servidor corretamente; performance tuning – otimização do lado do servidor; replicação nativa; e solução de problemas.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO