De 24 a 28 de abril o Poder Judiciário de Rondônia promove a II Semana de Enfrentamento a Alienação Parental com o intuito de alertar e esclarecer a população sobre essa prática, que se caracteriza por campanhas promovidas por um familiar para denegrir um dos genitores perante os filhos. No Brasil, desde 2010 a Alienação Parental passou a ser objeto de Lei específica, a Lei Nº 12.318, que a tipifica como crime.

Dando início à atividade, na última segunda-feira, 24, um seminário levou à magistrados e servidores das varas com competência de família, membros do Ministério Público e dos órgãos que compõem a rede de atenção psicossocial, além de advogados, educadores e acadêmicos, conhecimentos sobre o uso da mediação e os perigos de falsas denúncias de abuso sexual em casos de alienação parental.

Em continuidade à semana de enfrentamento, nesta terça-feira e quarta-feira (25 e 26), assistentes sociais e psicólogos dos Núcleos Psicossociais de todas as Comarcas recebem capacitação para conhecer os conceitos técnico e legal da alienação parental, as formas de diagnóstico de crianças e adolescentes vítimas dessa prática e formas de intervenção eficazes nessas situações.

O curso também aborda as acusações de abuso físico e/ou sexual como recurso de aplicação de alienação e técnicas de realização de avaliação psicossocial adequada para os casos de denúncias de abuso sexual. Durante os dois dias de formação, além das explanações dialogadas, os participantes realizam atividades em grupo, análise de laudos periciais e debates baseados em filmes como "A morte inventada", documentário que aborda a questão da alienação parental.

Seguindo a política do TJRO de promover a conscientização da sociedade para o desenvolvimento da cultura de paz, o curso conta ainda com a participação de profissionais da educação, como forma a capacitá-los a identificar, no âmbito escolar, crianças e adolescentes vítimas de alienação.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondoniafacebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados