“Os desafios e a necessidade de mudar” foi o tema de palestra proferida na manhã da última sexta-feira, 7, no projeto “Se a vida ensina, eu sou aprendiz”, realizado pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e que oferece educação profissionalizante a jovens em cumprimento de medida socioeducativa. O objetivo do projeto é criar um espaço propício para que os adolescentes possam refletir sobre si e sobre suas escolhas e sobre seus valores pessoais em relação à ocupação profissional, assumindo o seu papel de cidadão como sujeito de direitos e deveres.

A palestra foi ministrada pelo analista administrador Endy Jorge Rodrigues da Silva, lotado na Emeron. “Nós falamos sobre motivação, apontando que o mundo não para, que as coisas evoluem e que mudam, e que o que você fez isso é algo que fica para a história, você não pode carregar isso. Então você precisa ter motivos para agir e criar um hábito de mudança, esquecer os velhos hábitos e que não é fácil você mudar um comportamento, porque o comportamento fica enraizado em você e para mudar esse comportamento você precisa ter um trabalho, uma força de vontade muito grande, tem que ter um motivo bem importante para que de repente você possa mudar”, explica Endy.

Usando as trajetórias pessoas de cada um dos adolescentes, o ministrante promoveu a reflexão do que os eles buscavam, o que pensam para a vida fora das unidades de internação. “Conversando com eles, é perceptível que mais de 50% deles estão empenhados em sair dessa situação. Alguns tem o desejo de serem empreendedores e aproveitei esse gancho para abordar a perspectiva de visão de futuro com eles. Falamos sobre o que é preciso para que eles montem um negócio e eles ainda estão muito aferrados a ideia de precisar de dinheiro para que dê certo. Então fui mostrando outros aspectos, como planejar o que se quer fazer, pensar em um nome, no funcionamento, coisas que não precisam de dinheiro e que eles podem já fazer para, no futuro, montar esse negócio.

Nesta semana, o projeto entra em sua reta final, com a realização do encerramento na próxima sexta-feira, 14 de dezembro. Na ocasião, além da entrega dos certificados aos alunos, uma programação especial será realizada com apresentação cultural produzida pelos adolescentes, sob a orientação e coordenação dos professores Almício Fernandes da Silva e Maria Luzia Godoi Navarrete, e apresentação musical do Projeto Sorria.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados