Na última sexta-feira, 7, servidores de vários setores da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) realizaram a primeira entrega de donativos destinados ao Aconchego da Vó Maria, creche na zona leste de Porto Velho, como parte da campanha Saber Solidário. O objetivo é tornar mais feliz o Natal das 115 crianças e adolescentes carentes atendidos pela casa.

A ação, que surgiu por iniciativa dos servidores e aproveita o fluxo de pessoas na Escola para participar de capacitações, continua até 14 de dezembro, com as doações podendo ser depositadas na caixa instalada na recepção da Emeron. São solicitados materiais de higiene (sabonete, creme dental, escova de dente e shampoo), brinquedos e roupas infanto-juvenis novos ou usados, em bom estado.

Tudo que for arrecadado será destinado à festa de Natal que será realizada pelo Aconchego. Há 18 anos, Maria da Conceição Gomes, ou Vó Maria, cuida de crianças e adolescentes do bairro Lagoa, que passam o dia e às vezes ficam também à noite, para que os pais ou responsáveis possam trabalhar e/ou estudar. Lá, são alimentados, levados à escola, recebem reforço escolar e fazem atividades recreativas como assistir a desenhos animados e teatrinho infantil. As despesas são custeadas com doações e com o dinheiro arrecadado no brechó da própria creche. Já as funções são desempenhadas voluntariamente por vizinhos e pela família de Vó Maria.

Para receber a primeira leva de donativos e presentes, a creche organizou um evento com a participação das crianças e seus pais ou responsáveis, que acompanharam uma apresentação musical da orquestra comunitária do projeto social Sonata, de musicalização de jovens, regidos pelo professor Edvan Ramos. Uma das mães, a vigilante Antônia Cristina Santos, que no momento está desempregada e tem duas filhas acolhidas no Aconchego, gostou bastante do recital. “Muito bom, incentiva as crianças também”, afirma.

Ela explica a rotina das filhas: “Elas vêm para cá passar a manhã toda, estudam aqui, tem um reforço, brinca e tal, e à tarde elas vão para a escola, aí no caso o que vem para a dona Maria ela ajuda a dar para as crianças, se vem alimento ela ajuda os pais, é muito importante, tipo eu que estou desempregada ela me ajuda bastante”. A corrente de solidariedade não dura apenas no Natal, mas sim o ano todo. “É muito bom aqui, o pessoal ajuda ela e ela nos ajuda, as mães que estão desempregadas às vezes vêm ajudar na cozinha e tal, as crianças, é assim, um ajudando o outro”, ressalta Antônia.

Sheila, de 10 anos, é uma das crianças acolhidas: “A Vó Maria sempre ajuda a gente, quando chega cesta básica ela sempre divide com as nossas mães, quando a gente não toma café em casa ela dá café, tem crianças que às vezes dormem aqui. Eu só venho para cá de manhã e à tarde vou para a escola, aí eu fico mais com os meus pais à noite”. Ela conta que os aniversários são muito comemorados. “A Vó também sempre faz o aniversário de cada um, compra balão, vela, copo, bolo, ela compra na padaria que os bolos são todos bonitos também, né Vó?”, diz Sheila, animada.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados