A diretora pedagógica da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), Ilma Ferreira de Brito, participou, nos dias 11 e 12 de dezembro, de reunião e oficina com coordenadores de escolas judiciais estaduais e federais, realizadas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília.

No primeiro dia, foi realizada uma reunião pedagógica com coordenadores das escolas e que tratou dos requisitos de credenciamento de cursos e do programa de formação de formadores. “Tratamos questões que os diretores das escolas trouxeram e agora ouvimos os coordenadores pedagógicos para que as propostas apresentadas sejam analisadas pela equipe da Enfam”, explicou o Presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, Eladio Lecey.

No segundo dia, a ação formativa teve o formato de oficina e contemplou o panorama e os desafios da Enfam e das escolas judiciais na elaboração de seus projetos pedagógicos. A oficina consolidou as ideias apresentadas por cada instituição de ensino, resultando em um guia pedagógico para as ações educacionais e também orientações para a construção de metodologias de prática docente e formas avaliativas. “Estão sendo criadas novas normativas a partir das diretrizes pedagógicas da Enfam, mas que serão direcionadas e aplicadas especificamente em cada caso estadual, por isso a ideia de que o planejamento e o projeto político-pedagógico de cada escola fosse produzido por elas mesmo, embora coletivamente”, afirmou Ilma.

Ilma destaca que a Emeron já possui o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) articulado ao Projeto Político Pedagógico (PPI), tema da oficina. “Quando, em 2010, nós pensamos em transformar a Emeron em uma instituição de ensino superior, nós já apontamos as linhas norteadoras para o desenvolvimento institucional da escola. Portanto nós temos o nosso Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), que foi pensado de 2013 a 2018 e que está sendo revisto agora”. Assim, a participação na oficina direcionou-se a compreender a política de formação nacional e alinhá-la aos interesses da Emeron. “Esse processo nos auxiliou para ter uma visão geral da política de formação nacional, identificando aquilo que verdadeiramente se aplica na nossa escola”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron (com informações da Enfam)

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados