O Ministério Público do Estado de Rondônia promoverá, por meio do Centro de Apoio Operacional de Política Penitenciária e Execução Penal (CAOP-PPEP), o curso Análise dos Seis Canais de Comunicação – Veracidade e Credibilidade da Informação, entre os dias 25 e 27 de março, das 8h às 18h, na sede da instituição em Porto Velho (rua Jamary, 1555, Pedrinhas). Voltada para ações de inteligência, a formação objetiva capacitar promotores de justiça, juízes e profissionais que atuam na área criminal quanto ao desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para análise comportamental da comunicação verbal e não verbal.

Quando se pensa em comunicação, a verbalização parece ter maior importância, pelo poder e concretude das palavras. No entanto, existem outras dimensões da comunicação que são fundamentais para compreender os fenômenos da linguagem, dos processos psicológicos e da interação entre os seres humanos, principalmente quando se trata de presos federais, em que se incluem alguns psicopatas e grandes criminosos.

A comunicação não verbal pode parecer abstrata, misteriosa e dependente de um complexo processo interpretativo, mas pesquisas científicas atuais evidenciam que o seu uso competente é tão importante quanto o domínio da linguagem verbal. Por meio do acompanhamento diário e crônico de alvos, entrevistas investigativas e observações de vínculos, os comportamentos, forma de portar e expressões faciais tornam-se conhecimento de extrema importância. Esse aprimoramento também surge como um forte instrumento de combate ao crime quando utilizado para levantamento e análise de credibilidade de informação, dando subsídio a outros dados levantados ou em auxílio às demais técnicas operacionais de inteligência.

O curso do MPRO abordará a análise da comunicação não verbal e detecção de inconsistência do discurso com aquilo que é observado nos outros cinco canais de comunicação: corpo, face, psicofisiológico, voz e interação de estilo. As aulas serão ministradas por analistas da Coordenação Geral de Inteligência do Sistema Penitenciário Federal e explorarão as descrições dos campos de estudo da psicologia social, a compreensão da metodologia em análise comportamental, a definição das emoções básicas e suas respectivas microexpressões, aspectos gestuais e estilo vocal que imprimam inconsistência com o discurso verbal, a apresentação dos pontos de interesses de observação na análise de discurso, além de colocar em prática a técnica aprendida, por meio de exercícios como entrevista entre os alunos e atividade de gravação de vídeo.

Inscrições

Os magistrados da capital interessados em participar devem encaminhar seu pedido para deliberação da Corregedoria-Geral da Justiça e, após aprovado, confirmar presença no curso pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações podem ser obtidas no CAOP-PPEP pelo telefone (69) 3216-3700 (ramal 63595).

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados