
Na tarde de ontem, 18, representantes da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron) e da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) reuniram-se com o Secretário Estadual de Educação (Seduc), Suamy Lacerda, para apresentação do projeto Cidadania e Justiça na Escola, que em Rondônia é encabeçado pela Ameron.
Iniciando a reunião, o Diretor da Emeron, Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, apresentou a Escola e algumas atividades desenvolvidas no âmbito social, a exemplo do Projeto “Se a Vida Ensina, Eu sou Aprendiz”, que oferece educação profissionalizante a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Após a apresentação, Suamy destacou o papel das Escolas de Governo no aperfeiçoamento operacional, citando a Pós-Graduação em Estudos Avançados sobre o Crime Organizado e Corrupção (Orcrim), oferecida pela Emeron em parceria com o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado, como uma excelente iniciativa neste campo.
Ponto central do encontro, o Projeto Cidadania e Justiça na Escola foi apresentado pelo Presidente e pela 1ª Vice-Presidente da Ameron, Desembargador Alexandre Miguel e Juíza Inês Moreira da Costa. Criado em 1992 pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), a iniciativa tem o objetivo de estimular o contato direto do Judiciário com professores e alunos, disseminando noções de cidadania e justiça. Utilizando linguagem simples em cartilhas e jogos pedagógicos em cima do conteúdo, o projeto apresenta direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los, informa a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos serviços de assistência jurídica gratuita.

Para este ano, a intenção é levar o projeto a 10 mil estudantes de ensino médio de escolas da rede estadual, localizadas nos 23 municípios onde o Poder Judiciário de Rondônia mantém comarcas instaladas. Além do trabalho com as cartilhas, a iniciativa prevê palestras com juízes e a realização do Concurso de Redação “Cidadania e Justiça na Escola”, com o tema: “Justiça e cidadania também se aprendem na escola: meu conhecimento faz justiça", com premiação para alunos, professores e escolas vencedoras.
Como resultado da reunião foi proposto um termo de cooperação entre o Governo do Estado, por meio da Seduc, a Ameron e a Emeron, garantindo, por parte da Secretaria, o apoio das escolas estaduais na inclusão das temáticas propostas pelo projeto em suas abordagens pedagógicas, e por parte da Emeron e da Ameron, com o fornecimento de todo o material e suporte necessário para a realização das atividades.
Também participaram do encontro o vice-diretor, Juiz Guilherme Ribeiro Baldan, o Secretário Alberto Ney Vieira Silva, a Diretora Pedagógica Ilma Brito e a Diretora da Divisão de Planejamento da Emeron, Marciane Rossi.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO