A pós-graduação lato sensu em Gestão Cartorária Judicial (GESC), que já se encontra em sua terceira turma oferecida pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) em Porto Velho, realizou nos dias 17 e 18 de maio mais um módulo para seus alunos que atuam em cargos de diretor, escrivão ou chefe de cartórios de todo o estado. A disciplina “Logística” foi ministrada por Elaine Piacentini, chefe de gabinete da Secretaria Geral do Tribunal de Justiça de Rondônia.
A matéria oferece conceitos básicos de políticas de suprimentos, distribuição, serviços e todos os insumos necessários à prestação dos serviços jurisdicionais, auxiliando a compreensão dos fluxos de bens e serviços para qualquer tipo de organização, orientada ou não para o lucro. “Os alunos devem sair dessa pós-graduação realmente como gestores, com visão sistêmica de todos os processos de trabalho que acontecem no TJRO, e nessa disciplina eles estudam fundamentos da logística dentro dos processos, então conseguem aplicar à medida que adquirem um conhecimento prático de toda a logística para o funcionamento do tribunal”, diz Elaine.

O módulo iniciou com uma visita técnica ao Departamento de Patrimônio, Materiais e Documentação (Depad) e Centro de Apoio Logístico do TJRO, onde os servidores tiveram contato com todo o processo de contratação e distribuição de materiais. “Os conceitos que são passados têm toda a aplicabilidade no trabalho deles e aprendem qual o seu papel e responsabilidade dentro desse processo de logística para manutenção da máquina do judiciário”, complementa a ministrante.
Os alunos também visitaram o novo fórum central que está sendo construído na capital. “Muitos relataram que, antes de conhecer o processo como era na prática, às vezes reclamavam e sem entender o porquê das coisas, agora estão entendendo e também já contribuindo com as suas ideias para a melhoria desses processos, nada como conhecer na prática para poder refletir e dar a sua contribuição”, garante Elaine. Aluno da especialização, o diretor de cartório da 1ª vara cível de Colorado do Oeste, Robertson Lourenço, diz que não conhecia a estrutura logística do tribunal: “A gente não tinha noção da amplitude e complexidade que é o setor, do encaixe que as peças fazem, da compra para a entrega até a distribuição, o quão complicado é um estado como Rondônia, com comarcas à beira do rio Guaporé e sair aqui da capital para entregar lá, é muito complicado fazer essa distribuição e com baixo custo”.
Ele considera o fator mais interessante do módulo como a matéria conseguiu adequar o conteúdo à realidade dos cartórios. “A disciplina é baseada no TJRO, então a gente já trabalha a realidade sabendo como as coisas funcionam na nossa comarca, mas quem está no interior como eu não tem essa mesma noção de como funciona aqui na capital”. Para o servidor, um bom exemplo de logística será o trabalho que será feito para levar mobiliário e pessoas na transferência dos fóruns para o futuro fórum único: “Como vai fazer isso, esse cronograma, é trazer a realidade nossa para o trabalho, para o ensino, para a nossa pós-graduação”.
Da mesma forma, a ministrante valoriza a iniciativa da Emeron em manter a GESC formando novas turmas e acredita que só o investimento em conhecimento é que prepara as pessoas para poder contribuir realmente com o tribunal. “Faz com que as pessoas saiam do conformismo, elas começam a refletir por que é assim, por que não poderia mudar, se não poderia ser melhor, então é muito satisfatório quando a gente percebe que a partir do conhecimento que buscam aqui eles conseguem visualizar suas rotinas de trabalho e melhorar os processos, todas as disciplinas contribuem para isso e consigo sentir a interdisciplinaridade entre as matérias, porque eles citam exemplos de outros professores, outras questões que já foram discutidas e acabam agregando muito valor também na disciplina que estou aplicando”, finaliza Elaine.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO