
Investir na prevenção é uma prática que está relacionada a um dos atributos de valor do Poder Judiciário de Rondônia: o empenho na melhoria de práticas sociais e ambientais responsáveis. O trabalho da Brigada de Emergência do TJRO está focado na segurança de magistrados, servidores e jurisdicionados. Por isso, 40 servidores das Comarcas de Ariquemes, Machadinho d’Oeste, Buritis e Jaru participaram da formação inicial de brigadistas de emergência. A finalidade é ampliar a quantidade de brigadistas em comarcas e também implantar naquelas que não possuam brigadistas, garantindo a abrangência do atendimento da Brigada de Emergência.
A comarca de Ariquemes sediou a formação inicial de brigadista de emergência para capacitar os servidores em intervenção em situações de riscos de incêndio. O curso, que começou na última segunda-feira, 20, encerrou na quinta-feira, 23.

Nos dois últimos dias de treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de passar por experiências práticas por meio de diversas simulações, as quais os ajudaram a absorver conhecimentos básicos na atuação na prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndios, abandono de local sinistrado, bem como saber as técnicas de primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar.
“Essa iniciativa é importante para formar os brigadistas das comarcas do Judiciário; capacitá-los ou atualizar os conteúdos de quem já é brigadista. A ideia é assegurar que o servidor saiba agir em situação de risco e garantir sua segurança no local de trabalho. Esse conhecimento eles levam para a vida. É interessante perceber a receptividade dos participantes quanto ao conhecimento adquirido, eles demonstram interesse nos conteúdos e são empenhados em aprender”, comentou o major do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO), Francisco Andrade Júnior, que atuou como facilitador no curso.
O servidor Ezequiel Fernandes de Oliveira, psicólogo da Comarca de Buritis, considera importante o envolvimento de aprendizagem sobre a segurança. “Esse curso é de alto nível, porque temos profissionais altamente capacitados a fazer o repasse de conteúdos. Isso nos prepara para a vida, para atender não somente ao jurisdicionado, ao nosso colega de trabalho, mas atender ao próximo, independentemente do local que estejamos, seja numa situação de incêndio, parada cardiorrespiratória ou de hemorragia. Esse curso veio acrescentar enormemente e nos ajudará a desenvolver competências técnicas e conhecer protocolos nacionais e internacionais”, afirmou.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron (informações da Comunicação Interna)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO