No último fim de semana, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) promoveu o primeiro módulo da pós-graduação lato sensu em Gestão Pública, oferecida em parceria com a Polícia Militar. O curso, iniciado na sexta-feira (31/05), tem como público alvo trinta militares, entre policiais e bombeiros, de diversos setores e também dos quatro comandos regionais de policiamento.
“Abordagens Contemporâneas da Gestão Pública” foi a primeira disciplina, ministrada pelo Diretor da Emeron, Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, e abordou os princípios da administração pública, passando por temas como gestão do conhecimento, gestão participativa, capital humano, capital intelectual, planejamento estratégico; e também as inovações e ferramentas trazidas pela era da informação, como accountability (transparência) e compliance (conjunto de disciplinas a fim de cumprir as normas legais e regulamentares). Marcos Alaor destaca que a disciplina teve como objetivo apresentar os conceitos que serão aprofundados nos próximos módulos. “Esse módulo serviu para plantar uma semente. Para torná-los mais próximos de novas técnicas que possam ajudá-los no dia a dia”.
O planejamento estratégico foi tema da atividade prática realizada ao final do módulo. A partir da análise de um relatório de inspeção realizado na gestão de frota da Polícia Militar do Distrito Federal, os alunos aprenderam a identificar problemas operacionais e desenvolver o planejamento para o desenvolvimento de soluções. “O registro dos problemas e das soluções, bem como dos atores envolvidos na ação, serve para corrigir erros durante a execução, para que haja continuidade por aqueles que chegam depois, para saber se a meta foi atingida. Por isso é importante praticar o planejamento. Quanto mais nós fizermos, mais a gente fica treinado e daqui a pouco a gente faz intuitivamente, com uma equipe bem treinada, mas intuitivamente”, explicou o ministrante.
Trazendo o mesmo tema do estudo de caso para suas realidades, os alunos desenharam um planejamento estratégico para a solução de problemas como a não padronização e a dificuldade de manutenção da frota de veículos na Polícia Militar rondoniense. “É preciso que a percepção do problema esteja conectada com realidade, porque quando se conecta percepção com realidade, você pode até errar mas erra pouco. Experiências anteriores, experiências de outras unidades (como a do estudo de caso) servem para contextualizar problema e solução”, complementa.
Ao final da aula, o Capitão Hanns Muller Marques Lopes, do 7º Batalhão de Ariquemes, fez um agradecimento em nome da turma. Hans destacou o profissionalismo e o empenho da Emeron no desenvolvimento de um curso alinhado à realidade e as necessidades da PM. “Quando a gente inicia um grupo, existe um processo de socialização, em que o indivíduo precisa estar bem para poder falar questões que sejam importantes para a maioria. O fato de o ministrante ser tão claro nos fez ficar muito à vontade. Eu me senti à vontade e percebi a turma muito atenta à ministração. Foram poucas horas de curso, mas muitas das coisas aqui nós já vamos levar para a aplicabilidade de forma natural, porque nós ficamos à vontade a desenvolver”.
Lopes, que atua na área de saúde, ressaltou a integração do conhecimento entre os diversos setores da PM. “Foram dois dias de muito aprendizado. Esse momento eu destaco muito por mim, que por ser de um quadro diferente, não conhecia alguns dos conceitos. Até para quem trabalha em outros meios, como a educação (Diretoria de Ensino), muitas dicas foram bem aproveitadas, no sentido de metodologia, de sentir a necessidade do público e levar informação que vai de encontro com a realidade. Para nós fica todo esse ensinamento”, finalizou.
O segundo módulo da pós-graduação será realizado nos dias 07 e 08 de junho, com o tema “Cultura e Mudança Organizacional”, ministrado pelo Doutor em Administração Jean Carlo Silva dos Santos.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO