Em sede de pesquisa de campo, foi elaborado questionário acerca da doutrina de precedentes e jurisprudência no novo Código de Processo Civil, a fim de averiguar o nível de conhecimento técnico dos magistrados e servidores atuantes nas varas cíveis do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Os questionários foram distribuídos e aplicados nas vinte e três comarcas do estado, especificamente nos juizados especiais e varas cíveis.

A coordenação dos trabalhos de envio e recebimento dos formulários respondidos nas comarcas do interior ficou sob a responsabilidade do Professor Marcos Alaor Diniz Grangeia e, na capital, com o Professor Arlen José Silva de Souza, juntamente com os alunos voluntários do projeto.

A pesquisa foi realizada com sessenta e seis magistrados e cento e trinta e nove servidores (assessores, secretários e assistentes de gabinete e chefe do centro de conciliação – Cejusc).

Após a tabulação dos dados, verificou-se que 96% do público alvo da pesquisa tem conhecimento da doutrina de precedentes; 92% é favorável à sua implantação, bem como fazem pesquisa do resultado dos recursos repetitivos no site do STJ; 88% realizam pesquisa das repercussões gerais no site do STF, ao passo de que somente 38% pesquisam os precedentes judiciais no Núcleo de Gerenciamento de Precedentes – NUGEP, disponível no site do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia; e 97% utilizam do resultado das pesquisas do STJ e STF.

Resultado da Pesquisa de precedentes e jurisprudência no novo Código de Processo Civil com magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia:

Relatório Sintético

Relatório Analítico

No segundo ano do projeto (2019), adentrou-se na segunda etapa da pesquisa de campo, cujo objetivo é verificar se os magistrados de Rondônia fazem uso, na prática, dos precedentes e jurisprudência em seus julgamentos. Para tanto, foi elaborado questionário que será utilizado durante a análise das sentenças judiciais colhidas por meio do sistema Eolis.

- Questionário

Ainda no ano de 2019, o grupo do projeto de pesquisa iniciou etapa de análise de sentenças judiciais, cujo resultado segue abaixo, especificado por comarca:

- Santa Luzia do Oeste: Resultado

 

Durante a pandemia da COVID-19, 2020/2022, os trabalhos se desenvolveram nas seguintes comarcas:

- Alta Floresta: Resultado 
- Alvorada: Resultado 
- Nova Brasilândia do Oeste: Resultado 
- Presidente Médici: Resultado 
- São Francisco do Guaporé: Resultado 
- Costa Marques: Resultado 
 
 
Em 2023, temos os resultados das seguintes comarcas:
 
- Machadinho do Oeste: Resultado
- São Miguel do Guaporé: Resultado
 
 
Em 2024, compilou-se os resultados das comarcas de primeira e segunda entrância:
 
- Resultados
 
 
 
 
Realização
Apoio