Para celebrar seus 34 anos de criação, completados na data de hoje (19), a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) anuncia a realização da live Amazônia Sustentável: Desafios e Oportunidades, no próximo dia 27, às 20h (hora de RO), com transmissão no YouTube da Emeron (youtube.com/EscolaEmeron). O evento será mediado pelo diretor da Escola, desembargador Miguel Monico Neto, e contará com palestra do pesquisador e cofundador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Adalberto Veríssimo. A live terá certificação de 2 horas-aula e as inscrições já estão abertas pelo menu Inscrições no site da Escola (emeron.tjro.jus.br).

A palestra comemorativa com o conhecido pesquisador da Amazônia vem ao encontro do momento atual da Emeron, de maior destaque às questões ambientais, com a criação da pós-graduação lato sensu em Direito Ambiental (AMBRO), cuja primeira turma está em andamento. Aberta ao público em geral, a live é destinada especialmente aos magistrados do Tribunal de Justiça de Rondônia e aos alunos da Emeron na AMBRO, bem como na Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM) e no mestrado profissional interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça, oferecido pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) em parceria com a Emeron.

O palestrante é pesquisador sênior do Imazon, um dos principais centros de pesquisa e ação estratégica da Amazônia, do qual foi cofundador há 30 anos, em Belém (PA). Engenheiro agrônomo com pós-graduação em ecologia pela Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA), Adalberto é autor de mais de 100 trabalhos técnicos e científicos e 20 livros sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ele liderou trabalhos que resultaram na criação de Unidades de Conservação na Amazônia e, em 2014, coliderou a iniciativa do Índice de Progresso Social (IPS) na Amazônia brasileira, sendo escolhido uma das personalidades do ano pela revista Época, além de receber o prêmio nacional “Gente que faz” do jornal O Globo, na categoria Sustentabilidade. O pesquisador também é líder da Fundação Avina e Sênior Fellow da Ashoka.

A live está integrada a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de 17 iniciativas para transformar o nosso mundo, organizadas em 169 metas pela Organização das Nações Unidas (ONU), a partir da Agenda 2030 de seu Pacto Global, do qual a Emeron tornou-se signatária no primeiro semestre deste ano. Os ODS 4, 12, 13 e 15, relacionados ao tema da palestra, dizem respeito respectivamente a: Educação de Qualidade; Consumo e Produção Responsáveis; Ação contra a Mudança Global do Clima; e Vida Terrestre.

Histórico

Criada em 19 de agosto de 1986, a Escola da Magistratura de Rondônia tem como objetivos propiciar a formação, atualização, aperfeiçoamento e especialização de magistrados e bacharéis em Direito; preparar os candidatos a concursos para ingresso na magistratura; oferecer aos servidores do judiciário aprimoramento funcional, bem como concorrer para a compreensão e respeito à pessoa humana, às instituições democráticas, aos ideais de verdade e de justiça. No aniversário de 10 anos de instalação, foi lançada a Revista da Emeron – que segue sendo publicada e está com edital aberto de recebimento de artigos para a próxima edição – e, no ano seguinte, expandiam-se as atividades presenciais fixas da Escola para Ji-Paraná.

Depois de oferecer, por meio de convênio celebrado em 2008, cursos de pós-graduação MBA e mestrado profissionalizante em Poder Judiciário aos magistrados do TJRO, a Emeron passou a ser credenciada pelo Governo do Estado, a partir de 2011, para a oferta de educação superior, consolidando o seu prestígio como a primeira Escola de Governo de Rondônia a obter tal autorização. Desde então, várias pós-graduações lato sensu próprias foram criadas, tornando a Emeron uma referência em sua área de atuação, ao cumprir com maestria a missão de auxiliar o crescimento judiciário por meio da educação. Veja aqui a mensagem de aniversário da Emeron.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440