
Uma palestra com o tema “Palavra é Poder” encerrou a programação da Semana da Mulher do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), promovida pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron). A atividade aconteceu na manhã desta sexta-feira, 14, no auditório do edifício-sede em Porto Velho.
O desembargador Alexandre Miguel fez uma participação por vídeo e destacou a variedade da programação da semana, que teve palestra sobre equidade de gênero, exibição de filme seguida de debate, roda de conversa e workshop, além do lançamento de um programa de mentoria para magistradas, denominado Programa Juíza Suzy Soares.
“Foi um período enriquecedor de diálogos, aprendizados e reflexões sobre o papel fundamental das mulheres na sociedade e no Sistema de Justiça. Ao longo destes dias, tivemos a oportunidade de ouvir vozes inspiradoras, compartilhar experiências e reforçar nosso compromisso com a equidade de gênero”.
O Presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, disse que as atividades serviram para celebrar e para deixar bem marcada a dedicação das mulheres com o funcionamento do TJRO. “Destaco a iniciativa da Escola da Magistratura no lançamento do Programa Juíza Suzy Soares: Magistratura Feminina em Evolução, que visa fortalecer a atuação das magistradas e promover um judiciário mais equitativo.
“A Emeron, como braço do Tribunal responsável por capacitações e eventos, fica feliz em chegar à conclusão desta semana tendo êxito em tudo que foi planejado com muito carinho e esforço de várias pessoas”, comemorou o juiz Johnny Gustavo Clemes, Vice-diretor da Escola.
Palestra
Cantando a música Muito Romântico, de Caetano Veloso, Elisa Lucinda subiu ao palco onde, por uma hora e meia, falou de temas como machismo, racismo, intolerância religiosa e desigualdade social, sob a ótica feminina.
A multiartista deu exemplos à plateia, majoritariamente composta por mulheres, de como enfrentar situações de preconceito e assédio utilizando a força da palavra.
Galeria Primeira Mulher de Rondônia
Após a palestra, o público acompanhou a inauguração da galeria “Primeira Mulher de Rondônia”, no 5º andar do edifício-sede. A exposição traz fotografias das primeiras a ocuparem ofícios em Rondônia como desembargadora, vereadora, deputada, reitora, atriz, superintendente da PRF, entre outras.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron