O projeto “Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola”, iniciativa de extensão da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM), da Emeron, realizou na última quarta-feira (8) sua primeira apresentação em uma instituição de ensino neste ano. A atividade ocorreu na Escola Estadual Estudo e Trabalho, levando o Teatro de Fantoches que transforma o aprendizado sobre direitos e deveres em uma experiência divertida e participativa.

De forma lúdica, os adolescentes puderam conhecer mais sobre cidadania e o funcionamento da Justiça, e ainda tiveram a oportunidade de conversar e tirar dúvidas com o desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, coordenador do projeto.
Ao final da apresentação, o desembargador promoveu um momento de diálogo com os estudantes, perguntando sobre os sonhos de profissão e destacando a importância dos estudos para que cada um possa alcançar a carreira que almeja. Ele ressaltou que todas as profissões têm valor e são essenciais para o desenvolvimento da sociedade, reforçando a mensagem de que o compromisso com o aprendizado é o primeiro passo para transformar realidades.
O diretor da Escola Estudo e Trabalho, Hudson Caetano, ressalta que o projeto é de suma importância para que os alunos possam ter consciência da Constituição e dos seus direitos. “Para os alunos é enriquecedor, aprender de forma leve, sobre temas tão importantes para sua formação enquanto cidadãos. É o Tribunal e a Justiça vindo até os nossos alunos”.
A abertura da edição 2025 do projeto ocorreu no último dia 22 de setembro, com uma apresentação do teatro de fantoches durante a sessão do Pleno Administrativo do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). A atividade foi organizada e apresentada por alunas da EDCM, que são extensionistas do projeto.
A iniciativa, que une educação, diálogo e criatividade, leva cidadania e compreensão de direitos ao público infantojuvenil, aproximando o Judiciário da comunidade escolar.
Além do teatro, os(as) estudantes que participam do projeto recebem a cartilha “Justiça em Quadrinhos”, produzida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que explica de forma acessível e ilustrada as noções de cidadania e Justiça.
Em 2024, o projeto passou por 21 escolas e alcançou mais de 3 mil alunos da rede pública de Rondônia. A partir de outubro, a nova edição seguirá com apresentações e atividades em outras instituições de ensino, reforçando o compromisso da Emeron com a educação em cidadania e direitos humanos.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron