A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON) promoverá entre os meses de maio e julho curso de “Desenvolvimento de Competências Gerenciais”, na modalidade de Educação a Distância. O curso tem como público alvo magistrados e servidores da justiça estadual.

A oferta do curso fortalece a implementação do programa Gestão por Competência, modelo de gestão de pessoas adotado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, que tem como foco identificar e gerir perfis dos serventuários, desenvolvendo nestes as competências gerenciais (conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes) necessárias para desempenhar com eficiência determinado papel na instituição.

Para a magistratura, o intuito é capacitar os juízes para o cumprimento do Propósito IV do Plano de Gestão do Biênio 2016.2017, que descentraliza e delega a gestão administrativa, encarregando os diretores de fórum do cumprimento do plano de gestão de cada comarca. Para os servidores, tem-se como objetivo auxiliar aqueles que ocupam funções de gestão no desenvolvimento das competências gerenciais almejadas pelo TJRO.

Conteúdo

Quatro focos, com temas transversais na gestão pública, serão explanados:

O foco 1: Gestão Pública Estratégica, com carga horária de 30 horas, compreende o ambiente socioeconômico e o planejamento das funções do Estado para que os participantes possam ter uma visão estratégica da gestão pública.

O Foco 2: Liderança e Gestão de Pessoas apresenta o papel do Líder na Formação e Desenvolvimento de Pessoas e Equipes.

Já o Foco 3: Gestão da Execução Eficaz visa construir uma visão ampliada da administração pública por meio da análise aprofundada dos conceitos de gestão mais praticados na atualidade, como também pela observação das tendências em nível de excelência da gestão pública no Brasil e no mundo.

O quarto e último foco: Gestão Financeira e Orçamentária tem como objetivo orientar e capacitar os gestores quanto aos conceitos, processos e práticas relacionados com os instrumentos de planejamento e controle orçamentário.

O curso será realizado em duas etapas. A primeira compreende a realização dos Focos 1 e 2 no período de 15 de maio a 13 de junho. Já a segunda, no ínterim de 14 de junho a 13 de julho de 2017, será direcionada para o cumprimento dos Focos 3 e 4.

Público-alvo

A formação oferece 500 vagas, divididas em cinco turmas de 100 participantes, sendo 50 vagas para magistrados e 450 vagas para servidores.

Os servidores serão indicados pela Divisão de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoal - Decap, com base nos resultados das avaliações do programa Gestão por Competência.

Já os magistrados interessados poderão se inscrever por meio de formulário disponibilizado no menu Inscrições no site da Emeron até o dia 28 de abril de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondoniafacebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440