A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) recebe, até a próxima sexta-feira (12), o Módulo Nacional da Formação Inicial para Magistrados(as) do Tribunal de Justiça de Rondônia. As atividades são executadas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

A programação começou na segunda-feira (8) com a abertura realizada pelo Diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel, e o Secretário-geral da Enfam, juiz federal Rodrigo Gonçalves de Souza, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. No decorrer do dia, o juiz federal Vladimir Santos Vitovsky, do TRF da 2ª Região, abordou os temas “juiz contemporâneo” e “ética e humanismo”.

Nesta terça-feira (9), o Secretário-geral da Enfam apresentou uma aula sobre inovação tecnológica e Poder Judiciário, incluindo a presença da inteligência artificial nas rotinas de trabalho de um juiz(a). “O módulo nacional da Enfam é uma parte do curso de formação de magistrados, promovido pela Escola Nacional, que vem até a Emeron e aqui nós passamos para nossos colegas novos magistrados uma série de disciplinas que são importantíssimas para a formação de um profissional na área jurídica”, explicou Rodrigo Gonçalves de Souza.

O juiz substituto Carlos Guilherme Cavalcanti reforça a importância do módulo ministrado pela Enfam. “Tem sido muito interessante, com abordagens de temas importantes e atuais, a exemplo da dimensão humanística essencial ao exercício da magistratura, além do uso de inteligência artificial para o incremento da eficiência da prestação jurisdicional. As questões apresentadas guardam estreita relação com os tópicos expostos ao longo do Curso de Formação, contribuindo, assim, com a preparação ao efetivo exercício da carreira”, avaliou.

Na quinta-feira (11), a aula da manhã será ministrada pela juíza Úrsula Gonçalves Theodoro Souza, membra da 1ª Turma Recursal do TJRO. A magistrada tratará do “Poder Judiciário e o Direito Indígena”. A programação inclui ainda discussões sobre questões raciais, de gênero, sistema carcerário, direito ambiental, justiça restaurativa e jurisdição em fronteira. As aulas são ministradas por magistrados(as) de nove tribunais estaduais e federais brasileiros.

Iniciada em 23 de abril, logo após a posse dos magistrados(as) no TJRO, a formação inicial teve centenas de horas de aulas teóricas e prática supervisionada, organizadas pela Emeron. O curso incluiu ainda visitas institucionais em órgãos do sistema de justiça e uma participação na Justiça Rápida Fluvial, realizada no Baixo Madeira. O encerramento do curso está previsto para o dia 24 de julho.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron



Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados