DA DIREÇÃO
Desembargador Alexandre Miguel
Diretor da Escola da Magistratura de Rondônia
A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) é uma instituição de ensino comprometida com a formação contínua de magistrados, servidores e servidoras do Poder Judiciário, mas também com a construção de um Judiciário mais próximo da sociedade que serve. Como escola de governo, acreditamos que o conhecimento jurídico precisa dialogar com a realidade social, refletindo o compromisso constitucional com a dignidade humana, a cidadania e o acesso à Justiça.
Os programas que apresentamos nesta página são expressão desse compromisso. Eles representam a extensão da missão educacional da Emeron para além das salas de aula e cursos, alcançando escolas públicas, comunidades, jovens em formação, além de membros e membras da nossa própria comunidade institucional, sempre pensando na acessibilidade e no desenvolvimento de tecnologias aprimoradas. São iniciativas que se valem da educação como instrumento de transformação, escuta, pertencimento e Justiça.
A atuação junto ao público estudantil, por exemplo, tem sido uma experiência enriquecedora não apenas para os jovens que entram em contato com o universo do Judiciário, mas também para todos e todas que participam da execução desses projetos. O Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola e o Escola no Judiciário são exemplos concretos do poder transformador de uma escola voltada à formação de consciência cívica, à valorização da democracia e à aproximação entre Justiça e sociedade.
Ao mesmo tempo, programas como o BemJud e de Mentoria Susy Soares demonstram nosso cuidado interno com o desenvolvimento humano, com o fortalecimento de vínculos e com a valorização da experiência e da trajetória dos profissionais que constroem diariamente a Emeron e o Poder Judiciário de Rondônia.
Esta página é um convite à sociedade para conhecer essas ações, seus impactos e seus registros. Aqui, reunimos vídeos, relatórios e relatos que mostram o alcance dos programas sociais e internos desenvolvidos pela Escola – iniciativas que refletem nossa visão de que o ensino jurídico não se limita à técnica, mas envolve sensibilidade, escuta e compromisso com a equidade.
Seguiremos firmes na construção de uma Escola da Magistratura que, além de formar quadros qualificados para o sistema de Justiça, contribui para uma sociedade mais consciente, participativa e justa.