O Escola no Judiciário é uma iniciativa institucional criada para aproximar o Poder Judiciário da comunidade escolar, contribuindo diretamente para a formação cidadã de estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede pública estadual e municipal de Porto Velho. Por meio de visitas guiadas aos espaços históricos e administrativos do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), os(as) estudantes têm a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da Justiça e seu papel na sociedade.
Durante as visitas, os(as) alunos(as) percorrem as instalações do Judiciário, acessam informações sobre o processo de criação e evolução da Justiça em Rondônia e conhecem o acervo do Centro Cultural de Documentação Histórica e Memória (CCDHM), unidade dedicada à preservação da história e da identidade institucional do PJRO. As atividades incluem também momentos de escuta, compartilhamento de relatos históricos e reflexões sobre o papel do Judiciário na garantia de direitos e na resolução de conflitos sociais.
Mais do que apresentar a estrutura física e organizacional da Justiça, o projeto visa fomentar o pertencimento, o reconhecimento do Judiciário como instituição fundamental à democracia, e a vivência prática de conceitos abordados em sala de aula, como cidadania, justiça, memória e direitos humanos.
Ao proporcionar esse contato direto com o universo jurídico, o Escola no Judiciário reforça o compromisso da Emeron e do TJRO com a educação e com o fortalecimento de uma cultura de justiça acessível, transparente e conectada com as novas gerações.
Conheça mais sobre o projeto
Dia de vivência da Escola no Judiciário
Projeto Escola no Judiciário recebe 1° escola de 2025 na Emeron e no CCDHM
Programa ‘A Escola no Judiciário’ inicia 3ª edição com visitas guiadas à Emeron e ao CCDHM